segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Zouk

  

Gosto de dizer que Zouk é uma lambada fracesa... uma lambada à francesa (rs)...
Zouk é um ritmo muito sensual de se dançar, mas muito mais calmo do que a Lambada.
Suas músicas originarm das colônias francesas do continente africano. Daí a batida e os passos bem marcados, mas a música é mais calma. Ritmo forte e quente como todos os ritmos africanos. Ritmo sensual e calmo como todos os rimos franceses.
A múscica em si (o Zouk propriamente dito) não tem nada a ver com a dança Zouk dançada hoje no Brasil. Na verdade, hoje no Brasil, a dança já foi mesclada, e modificada... perdendo em alguns lugares do país, até suas características básicas de passos... Hoje na verdade a dança de salão, na minha opinião, não existe em academias de musculação. O que existe lá, são pessoas que aprenderam em casas dançantes, ou fazendo uma aulinha aqui e outra ali, e se dizem "profissional".
Professor que é professor, é professor de dança de salão, e procura saber de tudo um pouco, gostando ou não!!!
O Zouk é um ritmo muito envolvente. Uma dica para os homens e mulheres soltarem o quadril para se dançar o Zouk, é fazer aulas de Forró Tremidinho (o verdadeiro forró nordestino) e Dança do Ventre. Isso me lembra um história... Certa vez, fiz uma aula aberta de Danca do Ventre, onde a professora passava somente os passos de mulher para demonstrar o que era essa tal dança... Me lembro que um aluno e eu pastamos para fazer qualquer movimento... era muito engraçado, pois a Dança do Ventre para homens não era aquela que estavamos vendo, então os movimentos que faziamos eram muito engraçados... Aí percebi uma coisa: se a mulher quer saber dançar bem o Zouk, FAÇA Dança do Ventre, e isso serve para os homens também... É sério, ajuda muito!!! Além de ser engraçado ver um homem fazendo Dança do Ventre... que quero fazer... Mas isso já é assunto pra outra postagem...
É isso!!! Zukeiros de plantão!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário